Posicione-se, mas aja com respeito
A palavra de ordem em qualquer relação é o respeito.
Não importa onde, seja em casa, no trabalho ou apenas numa conversa com amigos. Vivemos um momento no qual os ânimos acalourados tomaram conta dos discursos da sociedade.
Estando hoje a informação, mesmo que superficial, ao alcance de todos, deparamo-nos com os infundados “especialistas de senso comum”, que acreditam ferozmente naquelas pesquisas de 05 minutos feitas no google ou até nas redes sociais.
Os rasos conhecimentos tem causado bate-bocas e estresse entre pessoas próximas, que discutem sobre futebol, religião, política, globalismo, monarquia, república e etc, sem ter ideia do real conteúdo de cada matéria.
Não estamos dizendo que há algo de errado em alguém querer se posicionar, muito pelo contrário. O que queremos frisar são os malefícios das verdades absolutas quando são desconhecidas as realidades fáticas daquela situação que se propõe a debater.
Além disso, torna-se imperioso que saibamos distinguir fato de opinião. O primeiro corresponde a um acontecimento, cuja existência é inquestionável, já o segundo, diz respeito ao que se pensa sobre determinado assunto. Nota-se, pois, que o fato é objetivo, enquanto a opinião é uma análise pessoal e, portanto, subjetiva.
Pode parecer um pouco óbvio dizer que é preciso ter respeito com o próximo, mas, realmente, este valor tem passado despercebido por muitos.
É preciso ter em mente que num local em que todos se respeitam e respeitam as ideias, sugestões e opiniões uns dos outros, as pessoas se sentem mais à vontade para se manifestar e, consequentemente, produzir.
No ambiente laboral, cabe aos gestores analisar as atitudes de seus subordinados no dia a dia. Dentro de uma empresa, existem pessoas com diversas crenças, pensamentos, culturas e tradições. Logo, uma forma de manter o respeito entre todos é por meio de um diálogo eficaz e empático.
Podemos afirmar que o sucesso do seu negócio está conectado a harmonia entre seus colaboradores. Por isso, num primeiro momento, preocupe-se em ser gentil com sua equipe, seja exemplo. Vencida esta etapa, planeje normas internas aplicáveis, promova treinamentos e disponibilize canais de ouvidoria.
Praticando essas e outras dicas, a rotina se tornará mais prazerosa, fazendo com que todos se sintam mais motivados a oferecer o seu melhor.
Cauara W. S. Gonçalves de Oliveira
Advogada
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